Quais os benefícios da contabilidade que saiu do passado?





Cansado das contabilidades “dinossauro”? Em meio a tanta tecnologia, você não entende como muitas empresas contábeis ainda estão na pré-história, com pilhas de documentos de pagamento ou recebimento e cadastros repetidos de notas emitidas?

A figura do contador é na maioria das vezes associada como a pessoa cercada de papéis como notas fiscais, boletos bancários e outros documentos. Assim, realmente é difícil entender os benefícios da contabilidade, pois parece que ela serve “apenas” para acumular papel e relatórios físicos de balanços e balancetes.

Temos percebido que essas cenas descritas estão bem enraizadas na cabeça de muitos empresários. E elas fazem um certo sentido porque, infelizmente, muitas contabilidades não entraram para a modernidade e, por consequência, não conseguem atender plenamente seus clientes.

O que significa contabilidade moderna?


Em primeiro lugar, entenda que a contabilidade é considerada uma das profissões mais antigas. Para se ter uma ideia, no ano 2000 a.C. um escriba egípcio contabilizou os negócios realizados pelo governo do país. A contabilidade passou por séculos tendo a função de controle. Hoje, ela é vista como uma ciência.

No Brasil, podemos dizer que o “boom” se deu com a abertura do comércio internacional, que fez com que a demanda por informações econômicas entre países fosse ainda maior. Inclusive, em 2007 passamos a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade.

Claro que aqui poderíamos ficar linhas e linhas contando a história da Contabilidade. Como não é o nosso foco para este post, vamos pular direto para a parte que mais importa: a era digital. Sem dúvida, ela foi um dos principais marcos da evolução contábil, pois o que era simplesmente escrituração primitiva passou a ser essencial para tomadas de decisão.

Portanto, uma contabilidade moderna utiliza a tecnologia ao seu favor. Ela reconhece a necessidade da interação de informações contábeis em tempo real, a fim de que decisões possam ser tomadas de maneira precisa. Para isso, empresas contábeis que estão por dentro dos avanços da área já sabem que não precisam mais de papel, uma vez que documentos eletrônicos com validade jurídica podem ser armazenados em softwares na nuvem.

Além de redução de custos para operar e guardar estes documentos de forma segura, isso traz mais produtividade porque elimina o tempo desperdiçado para a procura de papéis.


Quais os benefícios da contabilidade moderna?


Dentre os benefícios da contabilidade que está em dia com os avanços do mercado já citamos a eliminação de documentos físicos. Consequentemente temos a redução de custos para armazenar e proteger informações contábeis, bem como aumento de produtividade dos profissionais que não mais precisam perder tempo procurando documentos em arquivos.

Empresas contábeis que vivem no século XXI integram processos de informações administrativas, financeiras e contábeis com base nos dados de softwares de gestão. Além de garantir total transparência de informação, isso possibilita controle e planejamento sólidos para uma gestão mais inteligente e competitiva.

Ainda sobre benefícios da contabilidade moderna destacamos a velocidade nos fechamentos financeiros. Mas, se tem algo que a modernidade trouxe para o setor contábil – e que muitas contabilidades ainda não se atentaram – é o fato de que serviços devem ser personalizados. Duas empresas podem ter o mesmo porte, atuar no mesmo setor e ter os mesmos números financeiros. Todavia, cada uma tem suas particularidades e o contador que as atende deve saber reconhecer e focar nas necessidades individuais.

Por isso, sempre que você for pensar em benefícios da contabilidade, não esqueça que empresas do ramo devem saber ver o seu negócio como único. Elas devem ouvir suas dores e oferecer soluções que atendam àquilo que sua organização precisa neste exato momento. Afinal, se não existem pessoas iguais, com empresas a regra também se aplica, certo?


Para encerrar...um bônus


E já que aqui falamos sobre benefícios da contabilidade, que tal se aprofundar um pouco mais? Caso você tenha interesse, acesse o infográfico com 28 vantagens de ter como parceira uma empresa contábil com as melhores práticas e tecnologia do setor:


Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira conversar mais a respeito, entre em contato. E se você acha que este post pode ser útil aos seus colegas, fique à vontade para compartilhá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite para Evento - Pacto pela Inovação

REDUÇÃO BASE DE CÁLCULO CESTA BÁSICA.

Tese Blog Organo