Por que investir em um software de gestão?



Software de Gestão é para sua empresa?

Sem informações para tomar decisão? Sofrendo com as operações de rotina? Que tal um software para auxiliar? Se você ainda não sabe como um software de gestão pode ser bom para seu negócio, começamos dizendo que ele será um grande aliado para sua empresa ganhar em economia, agilidade e tempo.
Infelizmente, ao tocar no assunto muitos enxergam um gasto, ao invés de ver no software de gestão um investimento para a empresa. Justamente para mudar essa visão é que hoje responderemos à pergunta:

Por que investir em um Software de Gestão?

Começamos falando sobre eficiência. Um software de gestão elimina processos repetitivos e reduz significativamente a necessidade de inserir informações manualmente. Bons sistemas também simplificam os processos de negócios e tornam a coleta de dados mais fácil e eficiente.
Como as plataformas de gestão automatizam processos redundantes, os usuários têm mais tempo para trabalhar em outros projetos e tarefas urgentes e de mais valor agregado ao negócio. Além disso, ao contar com uma solução de gestão existe uma garantia maior de que os dados estarão muito mais seguros. E não apenas há melhoria na segurança, como também softwares de gestão trazem mais precisão e consistência às informações disponíveis.
E se dados são mais precisos e consistentes, o mesmo se aplica às tomadas de decisão. A partir do momento que gestores conseguem se apoiar em informações reais, eles tornam-se muito mais preparados a avaliar o verdadeiro cenário da empresa e, com isso, definir as estratégias a serem seguidas. Isso é possível porque um software de gestão possibilita a análise em tempo real dos dados, o que, além da precisão, faz com que a tomada de decisão seja muito mais ágil (afinal, não será preciso correr atrás de informações para preencher planilhas ou atualizar as existentes).
Ainda, não podemos esquecer de um ponto importante: a eliminação de erros. Quando controles são realizados manualmente existe um risco maior de ocorrerem discrepâncias. E o que é pior, há uma alta probabilidade de muitas dessas divergências levarem meses para serem percebidas. Com um software de gestão o lançamento de dados passa a ser mais assertivo.
Existe também o fato de as informações estarem centralizadas. Imagine que dados do financeiro estejam espalhados em planilhas e em documentos físicos. O trabalho para localizar esse material pode ser imenso. Adicionalmente à falta de produtividade, existe o risco de que essas informações se percam. As soluções de gestão, por garantir um backup de rotina, fazem com que a empresa possa ficar tranquila de que seus dados estão bem armazenados e protegidos.
Por fim, mas não menos importante, elencamos um ponto essencial dos softwares de gestão. Trata-se da redução de custos, uma vez que colaboradores ganham em produtividade e a empresa ganha em redução de horas extras, além de economia de papel e tinta para impressora (isso sem esquecer que não será mais preciso gastar dinheiro na manutenção de um arquivo para manter documentos físicos).

E como escolher um bom Software de Gestão?

O mercado conta com diversos desenvolvedores de softwares de gestão. Escolher o fornecedor ideal pode ser uma tarefa trabalhosa. Nossa dica é que você separe o joio do trigo analisando dois fatores iniciais:
·         A verificação da aderência às atividades da sua empresa e
·         A verificação do atendimento às exigências legais.
Esses passos são fundamentais para você já fazer uma seleção inicial dos softwares de gestão disponíveis. Sabemos que escolher a plataforma certa não é uma tarefa fácil, mas tenha em mente que você deve se focar nas soluções que melhor atendem as necessidades e as expectativas do seu negócio nesse momento. Caso precise de ajuda, ou queira conversar sobre o assunto, entre em contato. E fique também à vontade para compartilhar este artigo com seus colegas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite para Evento - Pacto pela Inovação

REDUÇÃO BASE DE CÁLCULO CESTA BÁSICA.

Tese Blog Organo